Banner

Home
Quem é Baraldi
Personagens
Fotos
Cartuns e ilustrações
Charges
Jogo do Roko-Loko
Lojão
O que falam dele
Entrevistas
Prêmios
Podcast
Livro de visitas
Links
Blog
Twitter
Youtube
Fale comigo

 

Login



Site do cartunista Ademir de Paula

CHUTA O BALDE, BARALDI!


1-Baraldão,comece falando sobre o início de sua carreira.
Eu comecei com uns 14 anos, fazendo charges no Sindicato dos Químicos do ABC.Me identifiquei tanto com a imprensa sindical e de esquerda que estou nela até hoje.Mas paralelamente fui desenhando para outros veículos e outros públicos , como o roqueiro, por exemplo, e fui ampliando meu raio de ação.Já são quase 20 anos de carreira intensa e ininterrupta!

2-Nos anos 1980,o cartunista Angeli fez muito sucesso com a revista Chiclete com Banana.O trabalho dele também tinha muito a ver com rock.Você se considera um sucessor do Angeli?
De jeito nenhum(rs)!!!Todo respeito pelo trabalho do Angeli, ele mereceu o sucesso que teve mas meu trabalho e minha personalidade são completamente diferentes das dele.Apesar dele também ter falado de rock, nós abordamos o assunto de formas completamente distintas.Drogas, por exemplo, é um negócio que eu tô fora mesmo, tanto na vida real quanto no cartum!Eu construí minha carreira bem longe do Angeli e de outros cartunistas ,não tenho influência nenhuma dessa geração nem do “Underground americano” no qual essa geração do Angeli bebeu.E também não tenho esse papo de turma, de los amigos,sempre fui um Lone Ranger, o vingador solitário(rs)!
Nem eu nasci pra suceder ninguém, nem creio que o Angeli precise de sucessores.

3-Falando nisso,ele fazia apologia ao "sexo,drogas e rock"n"roll". Bem diferente de você né? Você sempre se posicionou contra as drogas.
Pode dar risadas se quiser mas o lance é que eu realmente NUNCA usei drogas,sacou? Eu fumei UM ÚNICO baseado a minha vida inteira, quando eu tinha uns 20 anos de idade e nunca mais! Foi o suficiente, tô louco até hoje(gargalhadas)!!!
Eu não tenho vocação nenhuma pra fumar, beber,fazer suruba, essas coisas! Não sou boêmio, não freqüento bares pra beber , então não teria muita lógica eu fazer desses assuntos o eixo do meu trabalho. Até posso desenhar essas situações mas é porque o roteiro da história ou a linha editorial da publicação pedem , mas nesse caso é por profissionalismo mesmo e não por “conhecimento de causa”(rs).

4-Algum roqueiro já quis apelar com você,ou todos que são retratados nas HQs reagem numa boa?
Muito pelo contrário , todos adoram e muitos pedem pra ser desenhados! As pessoas gostam de virar cartuns !Por causa dos cartuns acabei fazendo amizade com um monte de músicos que eu adorava o trabalho, como o Made in Brazil, Harppia, Inocentes, Sepultura, Korzus, etc.Tá provado que o cartum aproxima as pessoas !!!

5-Marcião,nas suas histórias você anda mexendo com várias pessoas,como políticos e gente famosa da televisão. Ninguém te ameaçou de processo?
Nas HQs não ,porque ,salvo exceções,vc não vê o nome de ninguém real nas minhas sátiras.São paródias , não estou mexendo com ninguém real, e sim figuras fictícias, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência! Já as charges são críticas à políticos que existem de fato , mas charge é assim mesmo, a função do chargista é essa mesmo , ser um crítico da conjuntura e de seus protagonistas. Pode até rolar um processo pro jornal , mas tanto o jornal quanto o chargista não estão cometendo crime nenhum e sim apenas realizando seu trabalho jornalístico dentro da prática democrática. Somente um político inimigo da democracia faria tal gesto!

6-Você sabe ao certo quantos exemplares foram vendidos do primeiro álbum do Roko Loko e Adrina -Lina?
Vendeu praticamente todos os 2 mil exemplares da primeira edição.Sobrou uma rapinha no site da Brigade (www.rockbrigade.com.br), quem ainda não tem , corra(rs)!

7-O João Gordo fez uma entrevista com você para o programa dele na 89FM. Que impressão você teve dele?Já o conhecia antes?
Eu já o tinha visto nos shows mas não o conhecia pessoalmente.Foi um prazer ir ao programa dele, ele é uma figura autêntica e bem-humorada, fico feliz pela MTV ter descoberto a veia de apresentador dele.Ele é talentoso e merece muito sucesso!

8-Falando nisso,você chegou a ler aquela antiga revista em quadrinhos dos Ratos de Porão,desenhada pelo Marcatti?
Saíram dois números, li as duas e devo ter pelo menos uma delas em casa ainda.Foi um trabalho sensacional, gosto muito do Marcatti e a parceria dele com os Ratos de Porão ficou ótima!

9-Morando no ABC,você chegou a participar daquelas tretas antigas que rolavam entre punks do ABC e de São Paulo?
Lembro delas mas não participei de nenhuma porque não tenho interesse em tretas com ninguém.Aquele foi um período mais inicial do punk e houve um estranhamento desnecessário entre as duas regiões.Depois o movimento e as pessoas amadureceram e a cena cresceu e se profissionalizou.

10-Você tem publicado em outros países, como Argentina e Portugal?
Recebi convites e no momento estou publicando no Equador e em Portugal.Acredito que outros convites e oportunidades surgirão.Meu trabalho está começando a ser visto e curtido em outros países e isso me deixa feliz e com sensação de reconhecimento.Baraldão tá ficando internacional (rs)!

11-O humor do Roko Loko é anárquico e ingênuo,chega a lembrar um pouco os Mamonas Assassinas.Alguma coisa a ver?
Rá, rá, rá(muitos risos)!!Gostei da comparação, ninguém tinha me dito isso ainda (rs)!É porque o meu humor, apesar de crítico e politizado, tem muito de pastelão, como os Mamonas , o Chapolim ou os Trapalhões. Gosto muito dos três e lamentei muito o falecimento trágico dos Mamonas .Eu nunca tive um humor intelectualizado ,daqueles “cabeça”, que vc não consegue achar graça,estou mais pro humor pastelão, circence, popular mesmo.Eu sou povão, sou do ABC paulista, filho de metalúrgico, então meu humor é povão mesmo, humor “elitizado” não é comigo.Quem quiser elegância e “finesse” que procure outro(gargalhadas)!!!

12-Teu trabalho demonstra que você é um cara consciente,esclarecido do seu papel de cidadão.Um cara do bem,preocupado com questões políticas,sociais,a questão dos idosos,etc.Mas não é uma contradição quando,em uma HQ do Roko Loko,você mostra uma senhora idosa,uma fanática religiosa,sendo atacada sexualmente por um integrante do Kiss?("Você Kiss,Você teve"-HQ do primeiro álbum do Roko Loko".)
(Gargalhadas)Porra, que poder de observação você tem (rs)!!!De fato, no geral eu sou politicamente correto, mas , honestamente, não dá pra virar prisioneiro do “politicamente correto “ nem de manual nenhum senão vc não faz mais nada, não produz mais e pode até matar o humor do seu trabalho,então eu procuro equilibrar as coisas .No caso dessa HQ , a tiazinha carola é uma chata total que só quer sabotar o show do Kiss, mas no fim das contas ela não sofre grandes castigos ,pelo contrário , a chatice dela é falta de sexo e ela acaba levando uma bimbada do Paul Stanley.Muitas mulheres gostariam de estar no lugar dela (gargalhadas)!!!

13-Roko Loko e Adrina -Lina curtem mais o Metal,mesmo porque a Rock Brigade é uma revista de Metal.Mas ,particularmente,você parece se identificar mais com a ideologia punk,né?
Na verdade, eu descobri o rock na infância,com o Queen e logo depois o Kiss e até hoje sou fã dessas bandas.Mas aí fui descobrindo outras bandas e quando cheguei na adolescência , que é um período de revolta natural do ser humano ,descobri o punk, que tinha tudo a ver com a minha realidade de garoto suburbano, filho de operários , então a identificação foi imediata mesmo!Bandas como Ramones , Clash e New Model Army cantavam exatamente a minha situação, bem como Inocentes,Cólera, Garotos Podres.
Mas eu gosto mesmo é de ATITUDE, e rock’n’roll de verdade sempre foi e sempre será música de atitude, seja punk, metal, hard, etc.O rótulo não me interessa e sim o conteúdo do produto!!!

14-Falando em Metal,qual sua opinião sobre estas bandas da chamada música extrema,ou seja;bandas satanistas,black-metal,gothic,death,etc?
Pois, é ... é tanto rótulo hoje em dia que o rock parece ter virado um Super Mercado(rs)!Eu estou acostumado com esse rock extremo, eu ouvia Terveet Kadett, Rattus, bandas punks finlandesas , que no final dos anos 70 , inicio dos 80, já faziam uma barulheira desgraçada.E os Stooges , então? Já nos anos 60 tinham algumas faixas que eram um caos completo (rs)!
Tenho grande respeito por músicos que sabem fazer um som extremo com competência e qualidade como galera do Sepultura, Krisiun, Torture,Oligarquia,Rhestus,Drowned,e tantos outros. Acredite , apesar do barulho ensurdecedor é preciso talento pra fazer aquilo(rs)!!!Esse som serve pra tanto os músicos , como o público, botarem a agressividade e as neuras pra fora, é uma catarse coletiva, uma terapia coletiva.Essas bandas também costumam apelar pra um certo chavão de fazer cara de mau e parecerem pessoas “malvadas” mas , pode acreditar, é só apelo cênico, na vida real são pessoas normais que compram pão na padaria de manhã como todo mundo (rs)!

15-Você já publicou tiras em jornais?
Eu publico charges em vários jornais pequenos ,inclusive charges diárias, mas tira diária eu nunca publiquei.Só as séries nas revistas mensais, como o Roko-Loko, por exemplo.O que já toma um tempo danado e dá um trabalho do cão!

16-Quais as revistas que publica atualmente?
Rock Brigade, Roadie Crew, Valhalla, Comando Rock, Metalhead, Tattoo,Dynamite, Esotérica, Além da Vida,Viração, Debate Sindical, Sex Sites, Sindiquim, DR!,Viva Leve,e mais um bocado por aí!

17-Já chegou a fazer caricaturas de pessoas na rua?
Não. Mas já fiz bastante em lançamentos de livros que eu ilustrei.

18-Voltando a falar do Angeli,ele chegou a desenhar uma HQ dos Raimundos,que foi lançada junto com um CD da banda.Nenhum grupo de rock chegou a lhe encomendar um trabalho deste tipo?
Sim.Fiz um gibi para o Exxótica, uma banda mascarada tipo o Kiss, que está sendo vendido junto com o DVD da banda.Ficou muito legal, bolei uma ”origem secreta” para a banda que ficou um sarro, eles adoraram!!!

19-Poucos quadrinhistas brasileiros lançam regularmente álbuns de luxo com seus personagens e histórias.Entre eles,Laerte,Angeli,Adão,Lourenço Mutarelli. Márcio Baraldi já entrou para este seleto time?
Nunca pensei dessa maneira.Eu estou trabalhando muito e colhendo o fruto do meu trabalho, só isso!Não me comparo com ninguém e quando vou conversar com outro cartunista trato-o de igual pra igual, a não ser no caso de um mestre mesmo, com muito mais idade e vivência que eu.Não sou melhor nem pior que meus colegas de profissão.Desejo sucesso, saúde e bom-senso pra todo mundo!

20-Quais seus personagens preferidos no mundo das HQs?
Eu aprendi a ler e gostar de quadrinhos com a Mônica e Cebolinha (Mauricio de Souza),Pererê (Ziraldo) ,Sitio do Pica-Pau Amarelo(MonteiroLobato),Satanésio(Perotti), Sacarrolha(Primaggio),Big Musculus (Edu),Fikom (Fernando Ikoma),Kactus Kid e Zé Carioca (Canini), e mais Colonese, Zalla, Cláudio Seto,Gedeone,Getulio Delphin, Jayme Cortez, etc. Esses são os meus heróis até hoje, tanto os personagens , como os autores!Fora do Brasil eu pirei ainda moleque com os Reis Jack Kirby e Stan Lee, Gil Kane , Neal Adams, Jim Aparo e toda a velha guarda da Marvel , DC (e outras menores)e aqueles personagens maravilhosos dos anos 60 e 70: Surfista Prateado, Quarteto, Homem Aranha, Turma Titã, Dr.Solar, Turok,Mighty Samson,Magnus,etc. Mas sempre tive uma queda especial por dois heróis fantasmagóricos da DC , o cruel Espectro e o angustiado Desafiador (Deadman), ambos soberbamente desenhados pelos gênios Neal Adams e Jim Aparo!!!Pérolas absolutas!!!

21-Que acha do humor na TV brasileira?
Não sou muito indicado para falar porque quase não assisto TV, nunca fui fã de ficar num sofá vendo televisão. Mas lembro de coisas e fórmulas bacanas que eu via quando garoto, como os Trapalhões, Chapolim e antigos e geniais personagens de Jô Soares e Chico Anísio, quando estavam no auge da criatividade e da carreira.Hoje em dia tem a Casseta e Planeta , que são anárquicos , mas muito engraçados e inteligentes. Fora eles não sei muito bem como anda o humor televisivo. Mas há quem diga que eu não estou perdendo muita coisa(rs)!

22-Conte-nos como foi sua participação no histórico semanário"O Pasquim".
Foi mínima, pra dizer o mínimo(rs).Publiquei pouquíssimo lá, mas fico honrado por ter estado na companhia do Ziraldo e outros mestres e grandes profissionais.Boa sorte pro Ziraldo, tomara que ele consiga trazer o Pasca de volta!

23-E o governo Lula?Merece umas cacetadas em forma de charges?
Tem vários colegas batendo, eu estou pegando leve e vejo vários outros colegas fazendo o mesmo.O Lula, mesmo com alguns erros que cometa, é um presidente histórico, é a primeira vez que um operário, com a história que ele tem, chega ao poder nesse país!Eu compreendo o abacaxi monstruoso que ele pegou pra descascar e acho que está descascando, mais lentamente do que eu gostaria , mas estão surgindo alguns resultados. Acredito que os próximos dois anos trarão resultados mais visíveis e palpáveis.

24-Você nunca fez nenhuma piada em homenagem aos grupos Legião Urbana e Nirvana.Não admira estes grupos?
Sou grande fã do “Nevermind “ e já fiz um monte de piadas com o Nirvana em várias revistas. O Legião eu adoro e já fiz vários cartuns também, saiu um na Comando Rock há dois meses atrás.Gosto tanto do grupo que tenho toda a obra deles e colaboro com o fã-clube oficial deles,”Filhos da Revolução”.
Renato Russo, Cazuza e Raul fazem uma falta desgraçada pro rock nacional!!!O Brasil ficou (ainda ) mais burro sem eles!

25-Já pensou em fazer um desenho animado com o Roko Loko e a Adrina -Lina?
Já , mas ainda não é a hora.Primeiro vou investir mais nos livros e nos quadrinhos .Mas a hora do desenho animado chegará!

26-Quais suas maiores influências na área de cartuns,charges e quadrinhos?
Meus bons e velhos mestres Mauricio de Souza (antigo), Ziraldo , Monteiro Lobato e Jack Kirby!

27-Em matéria de Rock nacional,o que você acha dos novos grupos?
Não me ligo nesses novos grupos do “mainstream”, prefiro curtir os bons grupos dos anos 70 e 80 como Made In Brazil, 365, Inocentes, Plebe Rude, Engenheiros, Camisa e Marcelo Nova, Raulzito,etc,eram muito melhores e mais honestos! Tem muita falsidade , burrice e mediocridade na sociedade atual e esses grupelhos horríveis da Rede Bobo refletem e reforçam toda essa mediocridade e pobreza de espírito, eu estou fora desse lixo!
Prefiro curtir e botar fé nos grupos da cena alternativa, fora da rede Bobo ,como os grupos de metal , punk e rock em geral.Não tenho dúvida de que é no alternativo que está a vida inteligente e o futuro do rock’n’roll enquanto música de atitude , contestação e transformação de cabeças!

28-E entre os monstros sagrados do rock"n"roll,quais os seus preferidos?
Minha banda-guia sempre foi e sempre será o maravilhoso New Model Army, a banda mais lúcida, crítica , política, raivosa e honesta do Rock.Só eles souberam unir a fúria sonora do Punk, a beleza triste do folk e a poesia ácida e devastadora de Bob Dylan.Palavras e músicas podem ser armas e ninguém entendeu isso tão bem quanto o NMA!Não é toa que chegaram a ser proibidos de tocar nos EUA!
Fora eles sempre vou adorar o Clash,Iggy Pop, Ramones, Motorhead,Iron antigo(Paul Dianno),e aquela cena devastadora, criativa e raivosa do punk e metal no fim dos 70 e começo dos 80.Esses furacões infelizmente já passaram, hoje a maioria está bem comportada, sofrendo calada, fazendo tudo igual , comendo alpiste na mão do Sistemão , votando no Bush ,na direita ,e sorrindo amarelo.

29-É verdade que existe até um fã- clube do Roko -Loko?
Se existe ninguém me contou(rs)!!! Ainda não conheço nenhum mas acho que já tá na hora de alguém fundar um, fica registrado aqui o meu apelo à nação roqueira:--“Ô , cambada de desocupados,fundem logo um fã-clube do Roko-Lokooooo!!!!!(rs)Prometo fazer um carteirinha linda para todo os associados (gargalhadas)!

30-Para finalizar,mande um recado para seus fãs e fale sobre planos para o futuro.
Toda vez que eu termino uma entrevista eu falo da situação do mundo e do Brasil (rs)!Eu acho que com a morte do Arafat e com a reeleição do Bush muito mais sangue e lágrimas vão rolar por esse nosso já judiado planeta do que já rolou.Sempre fui e sempre serei contra o Imperialismo norte –americano e toda violência e prejuízo que esse imperialismo já causou à Humanidade, essa mania de patrocinar ditaduras , explorar economicamente outra nação e invadir e saquear outro país!
Desde criança abro os jornais e vejo pessoas morrendo no conflito de Israel e Palestina, nasci numa ditadura militar que atrasou o desenvolvimento do meu país , emburreceu a nação e assassinou um monte de pessoas honestas e trabalhadoras que podiam ser meus pais ou meus irmãos.A minha vida inteira vi meia dúzia de governantes estúpidos gastarem bilhões em bombas para matarem pessoas por motivos ridículos ao invés de usar esse dinheiro para erradicar a fome e o analfabetismo no planeta, ou para encontrar uma cura pra Aids ou pro Câncer!
Na adolescência , virei cartunista porque achei que essa seria uma boa forma de poder falar dessa coisas para as pessoas , misturando a crítica com um pouco de humor.Enfim, cheguei aos 38 anos de vida me perguntando se algum dia vou viver num mundo onde esse tipo de coisa simplesmente não aconteça mais. Um mundo onde as pessoas parem de dar valor mais para os badulaques da moda do que para as próprias pessoas.Um mundo onde as pessoas tenham vontade de evoluir através da justiça , da solidariedade e do trabalho.Enfim , um mundo sem tantos motivos pra sofrer, chorar, mentir e lamentar.
EU , como otimista incurável, acredito nisso sim, e sigo em frente fazendo do meu Cartum meu instrumento de contato e troca com as pessoas.Que cada Cartum ou HQ minha sejam meu modesto cartão de esperança pra cada pessoa que cruzar o caminho do meu trabalho!
Meus planos para o presente e para o futuro são exatamente esses:trabalhar para viver num planeta, pelo menos, um pouco melhor!Pra mim e pra todo mundo!
Sucesso e saúde à todos!
Abraços
Marcio


DEZ REFLEXÕES

A-Cite um filme inesquecível. Não sou muito ligado em cinema mas pode ser o “Forrest Gump”,vá?!?É um filme inteligente, popular e bonito.
B-Um grande livro.-“O livro dos Espíritos” ,de Allan Kardec
C-Uma música:”We are the champions” do Queen
D-Qual país do mundo gostaria de conhecer?Um novo Brasil ,livre,justo e soberano!
E-Qual HQ transformaria em filme?Todas as do Roko-Loko e do Sabujo Vingador, outro personagem meu.
F-E qual filme transformaria em HQ?Sei lá, qualquer um cheio de mulheres gostosas(rs)!
G-Quem é melhor,Lourenço Mutarelli ou Laerte?Os dois são ótimos.Longa vida aos dois!
H-Beatles ou New Model Army?Beatles é a banda mais completa de todos os tempos , mas não é bem pra mim. Pra um sujeito como eu tem que ser o NMA!!!!
I-Roko Loko ou Bob Cuspe?Nunca fui fã do Bob Cuspe,preferia o Bibelô!Roko-Loko na cabeça!!!!!
J-Angeli ou Márcio Baraldi?Bom, eu tenho muito mais intimidade com o Baraldi , né?! Acho ele um puta cara irresistível, como não escolhê-lo(gargalhadas)?!?

Entrevista concedida para Ademir de Paula, em 10/11/2004.

 


Copyright © 2004-2009 – Marcio Baraldi – Por SGuerra@dEsign