Banner

Home
Quem é Baraldi
Personagens
Fotos
Cartuns e ilustrações
Charges
Jogo do Roko-Loko
Lojão
O que falam dele
Entrevistas
Prêmios
Podcast
Livro de visitas
Links
Blog
Twitter
Youtube
Fale comigo

 

Login



Club Rock

ENTREVISTA COM MARCIO BARALDI, O MAIOR “CARTUROCKER” DO PLANETA!!!


1-CLub RoCk (Pedrão CLub RoCk/Máxima Culpa)
Como vc descobriu esse seu talento para cartuns e escrever as estórias? Qual é mais difícil: desenhar ou criar os textos?

R:Faaaaala, Pedrão e galera do ClubRock!!!Eu sou daqueles que desenham desde moleque, desde pirralho já gostava de inventar historias e personagens doidos.Quando era criança eu morava numa casa com muito quintal e as vezes tinha que brincar sozinho naquele quintalzao, então pegava meus bonequinhos da Gulliver (ainda existe isso, será???) e inventava mil historias com eles .Eu tinha um Falcon (quem lembra?)que se esfarelou em mil pedaços de tanto que eu brinquei com ele.Também adorava gibis e rabiscava em tudo quanto era lugar, no caderno, guardanapo, saco de pão, parede, ficava bolando personagens e inventando historias .Tambem gostava de usar as ferramentas do meu pai, serrava madeira, pregava uma na outra, inventava robôs e carangas imagínárias, eu era uma espécie de Professor Pardal mirim(rs)!!!
Quanto a desenhar ou bolar as histórias , pra mim não tem muita diferença, as duas coisas vão acontecendo juntas!


CLub RoCk (Terto - S. Paulo)
Você disse que curte desenhos de tv, qual estilo gosta mais? Eles te influenciam?

R:Quando eu era moleque adorava os desenhos da minha época, era fissurado pela Corrida Maluca, Pernalonga, Jetsons,Tom Sem Freio, Jorge das Selvas, Super Six,Roger Ranjet, e muitos outros.
Assisti muuuuito desses desenhos e eram muito legais, foi uma ótima fase pros desenhos animados. Mas o seriado que eu mais gostava, que mais pirava mesmo, era o “Muppet Show” com aqueles bonecos geniais que contracenavam com humanos. Me lembro de alguns episódios históricos em que eles contracenavam com o Alice Cooper, Elton John e Débora Harris,do Blondie!! Era GENIAL!!!
Acho que essas coisas não influenciam diretamente meu trabalho mas influenciaram um pouco minha personalidade pois me proporcionaram uma infância alegre , fazendo com que eu virasse um adulto bem-humorado também!
Por isso que é preciso tomar um certo cuidado com o que as crianças vêem na TV, pois podem ser influenciadas pela programação, pro bem ou pro mal!

CLub RoCk (Jaciara - S. Vicente - SP)
Quantos livros você já tem lançado? Onde se pode comprar?

R:Eu já tenho sete livros lançados , mas a maioria já está esgotado.No momento vc pode encontrar o segundo livro do Roko-Loko e ainda um finalzinho do primeiro no site da Rock Brigade: wwww.rockbrigade.com.br,os livros são muito bem produzidos e custam baratinho, apenas dez reais!

CLub RoCk (Renato BH - MG)
Quais os maiores prêmios que você recebeu? Qual o mais importante?

R:Eu já recebi vários prêmios legais. Os mais bacanas são um Premio “Humor Popular” no Salão de Humor de Volta Redonda , onde o próprio público votava numa urna qual o cartum que tinham gostado mais no Salão inteiro.Foi muito legal porque foi o próprio povão que me deu o prêmio! Também recebi três “Angelos Agostini” pela Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas, um pelo primeiro livro do Roko-Loko e dois como melhor cartunista de 2002 e 2003.Pra encerrar ganhei dois “Vladimir Herzog”, um importante prêmio de Direitos Humanos, pelo forte engajamento político-social do meu trabalho!pra mim todos são importantes, mas mais importante que todos eles são os e-mails e apoio bacanas dos leitores. Pode acreditar , esse é o maior premio que qualquer artista pode receber na vida!

CLub RoCk (William / Porto Alegre)
Você já pensou em dar cursos de cartuns?

R:Eu sou formado em Educação Artística e já dei algumas aulas,mas prefiro trabalhar como cartunista mesmo. De vez em quando faço workshops e palestras pelos colégios por ai ,mas não tenho muito tempo para isso .O cartum já me toma tempo demais !

CLub RoCk (Igor Fergazzi / Curitiba - PR)
Quantos anos está fazendo esse trabalho? Já atuou em outras áreas?

R:Eu tenho quase 20 anos de profissão,o tempo voa(risos)! Antes de ser cartunista eu fui office-boy, entregador , essas coisas de menino(rs).Já fiz teatro, vídeo e já toquei em bandas também, mas só ganhei o pão pra valer mesmo como cartunista!E fico muito grato a Deus porque é a profissão que eu amo mesmo e que nasci pra desempenhar.

Entrevista coordenada por Pedrão(Banda Máxima Culpa) para site www.clubrock.com.br em out/2004.

 


Copyright © 2004-2009 – Marcio Baraldi – Por [email protected]