Banner

Home
Quem é Baraldi
Personagens
Fotos
Cartuns e ilustrações
Charges
Jogo do Roko-Loko
Lojão
O que falam dele
Entrevistas
Prêmios
Podcast
Livro de visitas
Links
Blog
Twitter
Youtube
Fale comigo

 

Login



Fábrica de Quadrinhos

ENTREVISTA COM MARCIO BARALDI, O ROKO-LOKO DOS QUADRINHOS


A equipe do site da Fábrica de Quadrinhos entrevistou Marcio Baraldi, um dos cartunistas mais produtivos do Brasil e autor dos personagens “Roko-Loko e Adrina-Lina” , o casalzinho roqueiro publicado há nove anos na revista Rock Brigade.Baraldi acaba de lançar pelas editoras Opera Graphica e Rock Brigade o segundo livro –coletânea das HQs dos personagens .Confira o papo com o cartunista mais Rock’n’Roll do mundo:

1. Como e quando começou sua carreira?
Comecei aos 14 anos , como chargista no Sindicato dos Químicos do ABC. Me enfiei no movimento operário e sindical desde moleque , onde aprendi a fazer humor político e desenvolvi minha visão revoltada do mundo (rs). Aliás , me identifiquei tanto com essa imprensa que to lá até hoje!Só saio de lá quando minha raiva acabar, ou seja , morto(gargalhadas)!

2. Como foi sua trajetória até o mercado roqueiro?
Sempre fiz quadrinhos ,por maior que seja a crise nunca parei!Tenho tesão e compulsão incuráveis por quadrinhos.Publiquei em muitas revistas de Hqs desde os anos 80: Radar,Mil Perigos,Níquel Náusea, Porrada, Abobrinhas, Tralha,Paranoya, Pântano,Inter Quadrinhos,Revista do Quadrinho Brasileiro, etc .Como o mercado de revistas de HQs nacionais não anda nada bem fui encaixando meus quadrinhos em revistas de todos os gêneros possíveis:eróticas, infantis, adolescentes, de tatuagem, espíritas, etc , mas sobretudo as roqueiras , onde acabei produzindo centenas de HQs,cartuns e tiras,criando personagens consagrados no meio roqueiro e virando o cartunista mais rock’n’roll do planeta (rs)!
Também tenho uma produção poderosa de HQs de humor erótico, só para a revista Brazil, produzi 60 histórias de 3 a 4 páginas cada uma.Isso dá mais de 200 páginas de quadrinhos , tudo escrito, roteirizado, desenhado, finalizado e pintado na ecoline por mim ! Nunca tive ajudante pra nada, nem pra fazer um cafezinho(rs)!No auge da insanidade cheguei a produzir umas 10, 12 paginas de quadrinhos por mês , fazendo tudo, do argumento à pintura, além de zilhôes de cartuns, tiras e charges . Vejo meu trabalho em tantos lugares diferentes que as vezes me pergunto se eu sou um cartunista ou uma praga (gargalhadas)!!!

3. Você gostaria de nos contar um fato marcante que tenha acontecido em sua carreira?
Sim , os calotes que tomei(rs)!!! Os milhões de madrugadas dormindo encima da prancheta(gargalhadas)!!!Brincadeira...já ganhei três prêmios “Angelo Agostini” , dois “Herzogs” e um “Humor Popular” de Volta Redonda, pelo meu trabalho. Além de zilhões de emails, cartas , congratulações e abraços de leitores que me páram na rua para conversar , tudo isso são fatos marcante e maravilhosos pra mim.
Ah..e tem os beijos das leitoras também (gargalhadas)!!!

4. Quais são seus planos a curto e longo prazo?
Viver bastaaaaaaaaante(rs)!!!!Quero muita saúde de Deus pra continuar produzindo muito e desenvolvendo além do Roko e Adrina, vários outros personagens bacanas que tenho ,como os super-heróis Sabujo Vingador, Ultravesti, Super Baby e Mulher Gata, os passarinhos Vapt e Vupt, o pentelho Júnior , Prof. Thunderval Raios,Érica, a esotérica, Euriko e Ritalinda,Tattoo Zinho e muitos outros bacanas. Quero investir em todos e lançar livros com todos!
Além disso quero ficar milionário, me mudar pruma praia no sul da Bahia e pagar meia dúzia de clones pra desenhar pra mim enquanto eu vejo o que é que a baiana tem(gargalhadas)!!!

5. Como você acha que está o mercado de trabalho para os desenhistas, hoje, no Brasil?
Muito difícil , pra variar!Nós somos todos uns cabeças –duras mesmo de não termos ouvido nossos pais que nos mandaram estudar advocacia(rs)!Mas agora que já estamos até o pescoço nisso vamos em frente, tirando leite de pedra, fazendo das tripas coração, abrindo espaço na marra e transformando em realidade aquele sonho maluco que a gente teve na infância de ser quadrinhista quando crescesse!

6. Que conselhos você daria a um jovem que tem intenção de iniciar esta profissão (ah, a velha pergunta...)?
Tome juízo, garoto(rs)!Fuja enquanto pode que depois que vc entrar no Mundo Alucinante dos Quadrinhos será tarde demais , vc não conseguirá mais sair desse mundo, sua alma será nossa (gargalhadas)!Mas para entrar e permanecer trate de querer muito, estudar barbaridade e treinar absurdamente, feito tudo isso pode acontecer algo impressionante com vc:vc pode até ganhar dinheiro e , quem diria, ser muito feliz com sua escolha na vida!

7. Quais trabalhos você acha marcantes, dentre os que já realizou?
Acredito que todo o meu trabalho político na imprensa sindical é marcante,eu sou o cartunista que mais criou e produziu para a imprensa alternativa e de esquerda do Brasil, já sou um patrimônio vivo da esquerda brasileira(rs)!
Todo o meu trabalho roqueiro é muito bacana também,modéstia a parte criei um trabalho de humor-rock sem paralelo no mundo inteiro.Não tem nenhum outro fazendo um trabalho como o que eu criei, tanto que já fui convidado pra publicar em revistas de rock de Portugal e Equador,porque não há nenhum cartunista por lá com um trabalho como o que eu faço.Naturalmente aceitei os convites e já algum tempo estou publicando nesses paises também!
Outro carinho que tenho são pelas minhas HQs eróticas da Brazil , são todas muito criativas e formam uma verdadeira enciclopédia de humor e besteirol.E por fim , pelos meus quadrinhos com temática espírita, pois é um assunto em que pouquíssimos cartunistas se aventuram e eu sou um dos raros que abordam o tema sem preconceito e de forma positiva!

8. Como reage diante do assedio das pessoas (principalmente dos jovens) em relação ao seu trabalho?
Eu sou povão mesmo, ando no meio do povaréu e fico felicíssimo quando alguém vem conversar comigo e falar que conhece meu trabalho, quando me conta uma piada ou história minha que ele mais gostou.É muito legal perceber que vc fez um trabalho que entrou positivamente pra vida de outras pessoas , que suas idéias agora fazem parte da cultura de milhares de outras pessoas. É como vc compor uma música legal e ter um monte de gente cantando essa sua musica. Agradeço a Deus por ter conseguido me estabelecer na profissão que sempre amei e às pessoas bacanas que lêem meus quadrinhos e generosamente vêm me tratam como amigo. O quadrinho, além de minha profissão é uma maneira de eu me aproximar das pessoas , e porque não, de Deus também!

Responda rápido, cuidado, muito cuidado para não tropeçar, senão...

CORREDOR POLONÊS

Meu palavrão preferido é ...
Carvaaaaaalhooooo!!!!(rs)

Melhor lugar para fazer sexo...
Depende da parceira, se for uma gostosona deixo ela me catar em qualquer lugar(rs)!

O que te deixa pra baixo...
Trapaça e mentira,véio! Eu tenho um rancor selvagem!

O que levanta seu ânimo...
Gente boa e positiva!!!

Um trauma de infância...
Pobreza. Não chega a ser um trauma mas me marcou bem.

Meu objeto de desejo é ...
A paz mundial! Fácil de conseguir, né(rs)?..

Antes de morrer eu quero...
Viver cheio de saúde e com o pinto duro até os 99 anos(gargalhadas)!

Gostaria de sair no braço com...
Pamela Anderson! No braço, nas pernas , nas coxas, nos peitos (rá, ra, ra...)...

Um, dois, três...
Gabba ,gabba, Hey!!!

O meu é maior!
É porque tu ainda não viu o meu (gargalhadas)!

Programa de índio é...
Ter suas terras demarcadas e nenhum homem branco por perto enchendo o saco!!!

Entrevista concedida em nov/2004 para www.fabricadequadrinhos.com.br

 


Copyright © 2004-2009 – Marcio Baraldi – Por SGuerra@dEsign